Correio Popular Notícia



ECONOMIA
Conta de luz cairá mais que o anunciado pelo governo

Data da notícia: 24/01/2013
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20130124-121.jpg[/IMG] (Da Redação) O brasileiro vai pagar menos na conta de luz a partir de fevereiro. A Lei 12.783, sancionada no último dia 14 pela presidente Dilma Rousseff, renovou as concessões do setor em troca de descontos médios de até 20% ao consumidor. A medida permite ao governo prorrogar as concessões de geração de energia que vencem entre 2015 e 2017 por até 30 anos. Em troca, as concessionárias receberão, a partir deste ano, até 70% menos. Além disso, precisarão atender a requisitos determinados pela Aneel em relação a tarifas e a qualidade do serviço prestado. A agência também disciplinará o repasse dos investimentos necessários para manter a continuidade dos serviços prestados pelas concessionárias.
A presidenta Dilma Rousseff anunciou ontem em pronunciamento em rede nacional, que a redução no preço da energia para os consumidores brasileiros deve ser de até 18% para as residências e de até 32% para as indústrias. A informação foi confirmada pelo diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Romeu Rufino, durante reunião no Ministério de Minas e Energia.
Em setembro do ano passado, também em pronunciamento, a presidenta havia anunciado uma redução de 16,2% para os consumidores residenciais e 28% para as indústrias. As novas tarifas começam a valer no dia 5 de fevereiro.
Segundo Romeu Rufino, o corte maior no preço da energia será possível por causa de um aumento do aporte de recursos do Tesouro Nacional. O Ministério da Fazenda já tinha anunciado que o Tesouro Nacional gastará de R$ 2 bilhões a R$ 3 bilhões adicionais para assegurar a redução nas tarifas de energia.
Hoje (24), a Aneel deve fazer uma reunião extraordinária para revisar as tarifas de distribuição, que serão aplicadas a partir do mês que vem. Com informações de Carolina Pimentel/Agência Brasil.

Fonte:






Noticia vista 1316 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.